Pages

Pesquisar

TECIDOS CELULARES

Os tecidos musculares, por sua vez, são: os esqueléticos, responsáveis pelo movimento das partes do corpo; os cardíacos, responsáveis pelas contrações do coração; e os lisos, responsáveis pelo movimento do material no interior dos órgãos internos moles, que são os intestinos, o estômago e os vasos sanguíneos.

Os tecidos nervosos são formados por: neurônios, responsáveis pela geração e condução de impulsos elétricos; e células da glia, consideradas sustentadoras dos neurônios e responsáveis pelo ambiente adequado ao seu funcionamento.

Os tecidos epiteliais são encontrados em funções bastante diversificadas, ou seja: invólucros da superfície do corpo e dos órgãos internos ocos; glândulas endócrinas; glândulas exócrinas; e receptores do sistema de percepção. Como invólucros esses tecidos formam barreiras entre o interior desses órgãos e o meio ambiente; como glândulas endócrinas eles secretam os hormônios e os lançam diretamente no sangue (hipófise, paratireóide, supra-renal, ovários e testículos); como glândulas exócrinas eles secretam substâncias por meio de canais ou dutos (fígado e pâncreas).

O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções estão relacionadas à proteção e à sustentação. Também funciona como alavanca e apoio para os músculos, aumentando a coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular.

Os ossos ainda são grandes armazenadores de substâncias, sobretudo de íons de cálcio e fosfato. Com o envelhecimento, o tecido adiposo também vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente.

A extrema rigidez do tecido ósseo é resultado da interação entre o componente orgânico e o componente mineral da matriz. A nutrição das células que se localizam dentro da matriz é feita por canais.

O tecido sanguíneo - ou simplesmente sangue - é constituído por uma parte líquida denominada plasma e plos elementos figurados. O plasma é uma solução aquosa clara, constituída de água (mais de 90%), sais (carbonatos, cloretos, sulfatos e outros), aminoácidos, glicoses, vitaminas, hormônios, uréia, etc. No plasma pode-se verificar a presença de determinadas proteínas, como o fibrinogênio (que participa da coagulação sanguínea), as globulinas (que atuam como anticorpos) e as albuminas (que participam da regulação do sangue). Os elementos figurados do sangue compreendem os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervosvasos linfaticos.