Pages

Pesquisar

CÉLULA, A UNIDADE DA VIDA

Em 1660, o astrônomo e matemático inglês ROBERT HOOKE inventou um microscópio um pouco mais sofisticado que os existentes na época. Com esse aparelho, descobriu que a cortiça (casca de algumas árvores) era formada por pequenas unidades, que ele chamou de pequena caixa ou célula.
No início do século passado, com microscópios ainda mais poderosos perceberam que as pequenas unidades descobertas por HOOKE também estavam presentes em materiais de outros seres vivos. Até que, em 1809, o naturalista francês JEAN-BAPTISTE LAMARK sugeriu que os corpos só podem ter vida se tiverem células. E estava certo!
Hoje, pesquisadores sabem que todos os seres vivos são formados por células, que são 100 vezes menores que uma cabeça de alfinete.
Já imaginou quantas dessas minúsculas unidades formam um homem? Ou uma árvore? Ou mesmo uma pequena mosca? Milhões ou até trilhões. No homem, existem cerca de 200 tipos diferentes de células: o tamanho e a forma de cada uma varia conforme o trabalho que ela realiza.
Pense em seu próprio corpo: você tem pele, músculos, ossos, nervos, sangue. Cada um é formado por células especiais que permitem o seu bom funcionamento.

BONOMO, Adriana. unidade da vida. Ciência hoje na escola.
O corpo humano e saúde. Rio de Janeiro: SBPC, 1997, p.8-11.