Pages

Pesquisar

AVALIAÇÃO

“A questão ambiental não pode ser ensinada apenas pelo enfoque biológico sob pena de virar realmente meio ambiente, no sentido de ambiente pela metade” (Mônica Meyer – bióloga mestra em Educação e Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

A posição da educadora se baseia num argumento pedagógico. Em Ciências e em Educação Ambiental, diz ela, o conteúdo é logo esquecido quando ensinado isoladamente ou desligado da realidade do aluno. “A produção do conhecimento não passa apenas pela razão, mas também pela emoção”, acredita. Isso pode ser feito através da música, da literatura e da arte em geral. “A música Luz do Sol, de Caetano Veloso, traduz a totalidade da fotossíntese e o aluno então pode compreendê-la”, exemplifica a educadora. O mesmo se aplica à realidade do aluno. (Revista Nova Escola, ano X, nº 85, jun. 1995)

Deverão ser consideradas conjuntamente as noções apreendidas, o desempenho e a participação dos alunos nas diferentes experiências de aprendizagem e sua auto-avaliação, verificando progressos no desenvolvimento de habilidades de observar, classificar, estabelecer relações e buscar informações em fontes adequadas em cada etapa a ser desenvolvida neste projeto.