Pages

Pesquisar

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL MARCILIO AUGUSTO PINTO

Rua Petrona Romeiro Lopes, 570 – Vila Rosa – Iguatemi/MS

SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

PROJETO DESENVOLVIDO



1. TÍTULO DO PROJETO
MEU PLANETA, MINHA CASA

2. PROFESSOR REGENTE
MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
e-mail: marcia.marafigo@gmail.com

blog: http://wwwmarciamap.blogspot.com


3. ÁREA DE CONHECIMENTO
CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA

4. SÉRIE / TURMA/ TURNO
5º.ANO A ENSINO FUNDAMENTAL – TURNO MATUTINO

5. EQUIPE DE APOIO
EQUIPE STE:
 PROFESSOR RAIMUNDO DE ARARIPE MACHADO
 PROFESSOR UDSON RODRIGUES
 PROFESSORA MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
COORDENADORA PEDAGÓGICA: EDNA ESCOBAR FLORES DE JESUS

6. NÚMERO DE AULAS
15 AULAS

7. PERÍODO DE EXECUÇÃO
22/04/09 A 05/07/09

8. DURAÇÃO
12:30

9. TOTAL DE PARTICIPANTES
28 ALUNOS

10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Vídeo-clipes, passeios, relatórios, textos, filme, pintura, recorte e colagem, reciclagem


11. OBJETIVOS
 Identificar o ser humano como parte da natureza;
 Compreender a relação do ser humano com o ambiente e os desequilíbrios ambientais provocados por este;
 Identificar as transformações naturais do ambiente diferenciando das provocadas pelo ser humano.


12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1- Vídeo do www.meioambiente.com.br “Terra futura”na Sala de Tecnologias Educacionais;
2 – Apresentação de filme sobre a criação do universo, na Sala de Tecnologias Educacionais, com auxilio do data-show;
3 – Texto “Ensine seus pais a cuidar bem do planeta”para análise e exercícios desenvolvidos em sala de aula e pesquisa com a família;
4 – Ilustração e montagem do livro “Gênese contada inversamente”, desenvolvida em sala de aula;
5 – Confecção de cartazes;
6 – Interdisciplinaridade: Em Língua Portuguesa, estudo do texto “O mundo encantado”(leitura, interpretação, discussão sobre sistema em equilíbrio e cadeia alimentar);
7 – Estudo dos textos:
 Atitudes simples que você pode ter para ajudar o planeta
 Declaração dos direitos dos animais
 Declaração universal dos direitos da água
 Defenda o meio ambiente
 O ar nos possibilita vida. O que temos dado em troca?
8 – Confecção de cartazes referentes aos textos estudados;
9 – Ditado do texto “Declaração dos direitos da água”;
10 – Estudo do texto “Poluição ameaça a qualidade da água, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
11 – Estudo do texto “O mundo sem água”, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
12 – Pesquisa em site de busca sobre o tema Impacto ambiental”;
13 – Pintura e colagem em pratos de papelão com o tema “Flora e fauna”;
14 – Confecção de brinquedos com materiais reciclados;
15 – Passeio ao Ginásio de Esportes para Palestra com Policial Florestal e participação dos alunos no Labirinto Ambiental;
16 – Apresentações de encerramento, em sala de aula, com auxílio de datashow, notebook, câmera digital, para convidados: direção, coordenação pedagógica, turmas de 1º. Ao 6º. Anos do Ensino Fundamental:
 Leitura do poema “As dores do mundo”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Leitura do poema “Pequenas ações por um mundo melhor”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Vídeo clipe “Carta 2070” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Vídeo clipe “Ta limpo” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
 Exposição e explicação dos cartazes
 Exposição e explicação dos livros montados e ilustrados
 Exposição dos brinquedos de materiais reciclados.