GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MARCILIO AUGUSTO PINTO
Rua Petrona Romeiro Lopes, 570 – Vila Rosa – Iguatemi/MS
SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PROJETO DESENVOLVIDO
1. TÍTULO DO PROJETO
MEU PLANETA, MINHA CASA
2. PROFESSOR REGENTE
MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
e-mail: marcia.marafigo@gmail.com
blog: http://wwwmarciamap.blogspot.com
3. ÁREA DE CONHECIMENTO
CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA
4. SÉRIE / TURMA/ TURNO
5º.ANO A ENSINO FUNDAMENTAL – TURNO MATUTINO
5. EQUIPE DE APOIO
EQUIPE STE:
PROFESSOR RAIMUNDO DE ARARIPE MACHADO
PROFESSOR UDSON RODRIGUES
PROFESSORA MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
COORDENADORA PEDAGÓGICA: EDNA ESCOBAR FLORES DE JESUS
6. NÚMERO DE AULAS
15 AULAS
7. PERÍODO DE EXECUÇÃO
22/04/09 A 05/07/09
8. DURAÇÃO
12:30
9. TOTAL DE PARTICIPANTES
28 ALUNOS
10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Vídeo-clipes, passeios, relatórios, textos, filme, pintura, recorte e colagem, reciclagem
11. OBJETIVOS
Identificar o ser humano como parte da natureza;
Compreender a relação do ser humano com o ambiente e os desequilíbrios ambientais provocados por este;
Identificar as transformações naturais do ambiente diferenciando das provocadas pelo ser humano.
12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1- Vídeo do www.meioambiente.com.br “Terra futura”na Sala de Tecnologias Educacionais;
2 – Apresentação de filme sobre a criação do universo, na Sala de Tecnologias Educacionais, com auxilio do data-show;
3 – Texto “Ensine seus pais a cuidar bem do planeta”para análise e exercícios desenvolvidos em sala de aula e pesquisa com a família;
4 – Ilustração e montagem do livro “Gênese contada inversamente”, desenvolvida em sala de aula;
5 – Confecção de cartazes;
6 – Interdisciplinaridade: Em Língua Portuguesa, estudo do texto “O mundo encantado”(leitura, interpretação, discussão sobre sistema em equilíbrio e cadeia alimentar);
7 – Estudo dos textos:
Atitudes simples que você pode ter para ajudar o planeta
Declaração dos direitos dos animais
Declaração universal dos direitos da água
Defenda o meio ambiente
O ar nos possibilita vida. O que temos dado em troca?
8 – Confecção de cartazes referentes aos textos estudados;
9 – Ditado do texto “Declaração dos direitos da água”;
10 – Estudo do texto “Poluição ameaça a qualidade da água, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
11 – Estudo do texto “O mundo sem água”, e exercícios desenvolvidos em sala de aula;
12 – Pesquisa em site de busca sobre o tema Impacto ambiental”;
13 – Pintura e colagem em pratos de papelão com o tema “Flora e fauna”;
14 – Confecção de brinquedos com materiais reciclados;
15 – Passeio ao Ginásio de Esportes para Palestra com Policial Florestal e participação dos alunos no Labirinto Ambiental;
16 – Apresentações de encerramento, em sala de aula, com auxílio de datashow, notebook, câmera digital, para convidados: direção, coordenação pedagógica, turmas de 1º. Ao 6º. Anos do Ensino Fundamental:
Leitura do poema “As dores do mundo”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
Leitura do poema “Pequenas ações por um mundo melhor”(http://wwwmarciamap.blogspot.com)
Vídeo clipe “Carta 2070” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
Vídeo clipe “Ta limpo” (http://wwwmarciamap.blogspot.com)
Exposição e explicação dos cartazes
Exposição e explicação dos livros montados e ilustrados
Exposição dos brinquedos de materiais reciclados.