GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MARCILIO AUGUSTO PINTO
Rua Petrona Romeiro Lopes, 570 – Vila Rosa – Iguatemi/MS
SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
E-MAIL: tecnologias.map@gmail.com
BLOG: http://escolamapigt.blogspot.com
PROJETO
1. TÍTULO DO PROJETO
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA ATRAVÉS DE CONTOS CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS
2. PROFESSOR REGENTE
Nome: MARCIA REGINA MARAFIGO WEHLE ODERDENGE
e-mail: márcia.marafigo@gmail.com
blog: http://wwwmarciamap.blogspot.com
3. ÁREA DE CONHECIMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA
4. SÉRIE / TURMA/ TURNO
5º. ANO A ENSINO FUNDAMENTAL – MATUTINO - 2010
5. EQUIPE DE APOIO
STE:
Professora Márcia Regina Marafigo Wehle Oderdenge
Coordenação Pedagógica: Elza Aparecida Coutinho Monzani
6. NÚMERO DE AULAS
30 AULAS
7. PERÍODO DE EXECUÇÃO
2º. Bimestre – 2010 - 03 de maio à 09 de julho de 2010
8. DURAÇÃO
25 HORAS
9. TOTAL DE PARTICIPANTES
19 alunos
10. TIPO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA
Leitura de contos clássicos e/ ou contemporâneos feita por aluno
Leitura de conto clássico e/ ou contemporâneo feita pela professora
Exercícios de interpretação textual orais e escritos
Cópia de contos clássicos e/ ou contemporâneos (partes ou todo)
Ditado de trechos dos textos em estudo
Reescrita do conto ouvido no caderno de redação
Leitura da reescrita do conto ouvido para os demais alunos e professora
Exercícios gramáticas de contexto morfológico e semântico
Exercícios ortográficos
Exercícios de pontuação e uso das maiúsculas
Acesso ao portal da língua portuguesa, para pesquisa e busca de contos para contagem
Exercícios virtuais
Digitação de contos reescritos
Apresentação para a escola, dos trabalhos desenvolvidos
11. OBJETIVOS
Participar de situações de comunicação direta
Inferir sobre alguns elementos de intencionalidade implícita (sentido figurado, recursos persuasivos, humor, etc)
Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não-linguísticos para conferir significação ao texto (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação)
Utilizar a linguagem oral em situações que exijam preparação prévia, maior grau de formalidade)
Identificar informações explícitas e implícitas, relevantes para a compreensão do texto
Reconhecer a unidade temática do texto
Distinguir as características físicas e psicológicas dos personagens
Relacionar as características do tipo de texto e os indicadores de suporte e de autoria na atribuição de sentido ao texto
Perceber os valores expressivos dos sinais de pontuação e de outras notações
Caracterizar personagens a partir de descrições apresentadas, de ações por elas realizadas ou do modo como se expressam
Produzir textos narrativos ficcionais
Manter a coerência textual na atribuição do título, na continuidade temática, de sentido geral do texto e no desenvolvimento
Atender à modalidade proposta
Segmentar o texto em frases e parágrafos, utilizando recursos do sistema de pontuação
Utilizar letra maiúscula no início de frases, em nomes próprios e em títulos
Revelar domínio relativo da ortografia
Empregar regras padrão de concordância verbal e nominal, flexão de gênero e número
12. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Em aulas de Língua Portuguesa agendadas (03 aulas semanais) com antecedência e anotadas nas agendas individuais dos alunos, será feita por ordem de sorteio, o aluno que lerá o conto escolhido pela professora regente, com antecedência, a fim de preparar atividades pertinentes, após a leitura do conto pelo aluno, a professora também lerá o mesmo texto, para mostrar as regras de entonação, então os alunos reescreverão o conto ouvido, farão atividades relacionadas, orais e escritas, textuais, gramaticais, e ortográficas. Acesso ao portal da língua portuguesa para busca de contos clássicos e contemporâneos para recontagem aos colegas e exercícios virtuais. Em concordância com a coordenação pedagógica serão apresentados os trabalhos desenvolvidos em dia pré-determinado com leitura de conto e distribuição de contos reescritos digitados para os convidados.
13. RECURSOS E/OU APLICATIVOS UTILIZADOS
Livros variados de contos clássicos e contemporâneos
Internet
Cadernos de redação e de língua portuguesa
Câmera digital
CDs de histórias contadas
Aparelho de som – microssistem
Computador para registro das atividades e planejamento das mesmas
14. ACESSO À INTERNET – SITES
www.mec.gov.br/portaldoprofessor
www.google.com.br
www.youtube.com.br
http://wwwmarciamap.blogspot.com
www.linguaportuguesa.com.br
15. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADE LOCAL MÊS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Leitura de contos clássicos e/ ou contemporâneos feita por aluno Sala de aula X X
Leitura de conto clássico e/ ou contemporâneo feita pela professora Sala de aula X X
Exercícios de interpretação textual orais e escritos Sala de aula X X
Cópia de contos clássicos e/ ou contemporâneos (partes ou todo) Sala de aula X X
Ditado de trechos dos textos em estudo Sala de aula X X
Reescrita do conto ouvido no caderno de redação Sala de aula X X
Leitura da reescrita do conto ouvido para os demais alunos e professora Sala de aula X X
Exercícios gramáticas de contexto morfológico e semântico Sala de aula X X
Exercícios ortográficos Sala de aula X X
Exercícios de pontuação e uso das maiúsculas Sala de aula X X
Acesso ao portal da língua portuguesa para busca por contos STE X
Recontagem dos contos encontrados no portal STE X
Exercícios virtuais STE X
Digitação de contos reescritos STE x X
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos e leitura de contos pelos alunos Sala de aula X
Distribuição de contos digitados e reescritos pelos alunos aos convidados Sala de aula X
16. AVALIAÇÃO
Partindo do pensamento que avaliar é um ato de apreciar e analisar o mérito de alguém na escola, a avaliação aqui, é extremamente importante para a professora ter um bom diagnóstico dos seus alunos no início do projeto, para que no decorrer de seu fazer pedagógico seja adequado às reais necessidades dos mesmos. Reunindo assim o maior número possível de informações que apontem aquilo que os alunos já sabem, o que não sabem e o que precisam saber. Se preciso modificar as estratégias didáticas, para as mais apropriadas a fim de verificar as aprendizagens conquistadas, no dia a dia, na melhora da leitura, da reescrita dos contos, nos exercícios ortográficos e gramaticais de contextos semântico e morfológico, mas, principalmente fazer com que o aluno aprenda a ler com entonação em público.
17. ANEXOS
Fotos e Projeto em desenvolvimento no blog da turma.